segunda-feira, 31 de maio de 2010

FORUM - 1: “Diferentes abordagens de Educação a Distância” de José Armando Valente.

No artigo “Diferentes Abordagens de Educação a Distância”, José Armando Valente faz uma abordagem sobre processo de construção de conhecimento e acumulação de informação e ainda trata da importância da implementação de um sistema de educação que possa contemplar uma população tão grande quanto a brasileira.
Valente também destaca que, para solucionar tal problema, a EAD é a solução mais viável, pois promove educação independente de um espaço físico limitado. Esse sistema é a chamada tecnologia de telemática, cujo ensino é fundado na Escola Virtual, que promove a construção do conhecimento através do “está junto virtual”. Ou seja, o processo de intermediação do conhecimento.
Valente ainda nos chama a atenção para a existência de diferentes abordagens de Educação a Distância. Entre elas pode-se verificar:
O uso da abordagem broadcast que se baseia na estruturação do ensino ou conteúdos de ensino pelo professor, que os encaminha ao aluno, sem haver interação entre professor e aluno. O que há é a transmissão de informação. Porém, Valente alerta que, apensar desse processo ser muito usado, ele não garante a correta assimilação de conhecimento.
Na segunda abordagem feita pelo autor, chamada de Virtualização da Escola Tradicional ele destaca que
“O processo educacional é centrado no professor, que detém a informação e passa-a para o aprendiz. No entanto, como acontece na sala de aula tradicional, nessa modalidade de EAD existe alguma interação entre o aluno e o professor. Essa interação é feita via Internet tanto para o professor, quanto para o aluno enviar informação para o professor. Assim, o professor passa a informação ao aluno que recebe essa informação e pode simplesmente armazená-la ou processá-la, convertendo-a em conhecimento”.(p. 03)
Nesse caso o professor promove situações problemas para verificar a aprendizagem do aluno. Devido esse feedback, Valente observa que essa abordagem atende menos alunos do que a broadcast, que se encarrega apenas de repassar informações aos alunos.
Já a Abordagem Está Junto Virtual, pode ser enxergada como a mais completa porque promove uma maior interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Quer dizer, nessa abordagem existe uma maior comunicação entre os envolvidos no processo educacional e por isso é capaz de promover uma melhor construção do conhecimento.
O autor ainda pondera que essa abordagem de EAD significa criar condições para o professor “estar junto”, ao lado do aluno, vivenciando e auxiliando-o a resolver seus problemas”. (p. 04).
Entretanto, é importante destacar que cada tipo de abordagem teve e tem importância na EAD, porém Está Junto Virtual atende melhor os interesses e perspectivas desse curso, onde haverá uma ampla interação entre professores e alunos, através de fóruns, chats, atividades e avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário