segunda-feira, 31 de maio de 2010

FORUM 3: Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento.

As três teorias de aprendizagem discutidas no artigo “As teorias de aprendizagem e os recursos de internet auxiliando o professor na construção do conhecimento” deram e dão sustentação ao processo de ensino e aprendizagem ao longo do tempo no Ocidente. Apesar das diferenças, o objetivo dessas teorias é promover a aprendizagem do aluno.
As teorias destacadas no artigo são as seguintes:
Empirismo – que apresenta a experiência como a única fonte de conhecimento humano. Nessa concepção “o sujeito encontra-se, por sua própria natureza, vazio, como uma tábua rasa, uma forma de papel em branco”. A experiência seria, portanto a responsável pela aquisição do saber. Assim, seus teóricos defendem que o aluno só aprende se o professor ensinar.
Apriorismo – considera que “o individuo ao nascer traz consigo, já determinadas, as condições de conhecimento e aprendizagem”. Por esta teoria, o conhecimento se produz porque existe no ser humano uma capacidade inata que predispõe o sujeito ao conhecimento. Assim, o aluno já é carregado de saber, cabendo ao professor apenas auxiliá-lo na coordenação de sua aprendizagem.
Construtivismo – considera que a origem do conhecimento está relacionada com a interação entre sujeito e objeto. O principal teórico dessa corrente é Piaget que defende a construção do conhecimento através da interação. Para ele a inteligência humana vai sendo construída através de estágios conforme sua idade. Nesta pedagogia acredita-se que ocorre uma construção do conhecimento. A troca de experiências promove a aquisição do conhecimento assim destaca Paulo Freire “o professor, além de ensinar, passa a aprender, e o aluno, além de aprender, passa a ensinar”. Tal concepção contrapõe-se ao inatismo, pois neste, o conhecimento não é inato, ele é adquirido através da integração.
Das teorias apresentadas podemos destacar o Construtivismo como a teoria que melhor atenda a metodologia da EAD, pois trabalha a interação entre educador e educando para a construção do conhecimento. Além disso, esta teoria põe o aluno como sujeito da aquisição do saber e o professor é tratado como mediador do conhecimento. É por esta razão que transforma esta concepção como a que melhor se encaixa no sistema de Educação a Distância, pois no sistema de ensino EAD é necessário haver uma intenção interação entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, entretanto o professor/tutor se transforma em um agente facilitador do conhecimento, aquele que auxilia o aluno na aquisição do saber. Ou seja, no Construtivismo a interação, a comunicação, a troca de saber, se transformam em elementos fundamentais para que aluno e professor atinjam seus objetivos.

Um comentário:

  1. Olá Vilanova, tudo bem?
    Faço Pós em Gestão Publica na UAPI e participei dos 03 foruns, adorei sua explanação sobre o assuntoa cima, pois o construtivismo a interação, a comunicação, a troca de saber, se transformam em elementos fundamentais para que aluno e professor atinjam seus objetivos.

    http:/herlanedenneseigor.blogspot.com

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