segunda-feira, 31 de maio de 2010

FORUM 2: Fundamentos pedagógicos para modelagem de ambientes virtuais de aprendizagem-AVA: requisitos necessários para EaD de qualidade.

Em seu artigo “Fundamentos pedagógicos para modelagem de ambientes virtuais de aprendizagem-AVA: requisitos necessários para EaD de qualidade”, Armando Oliveira Souza Junior faz uma analise sobre as ferramentas e ambientes existentes nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que vem sendo utilizadas como metodologias no cursos de Educação a Distância – EAD. Souza Junior destaca que o uso dessas ferramentas está pautado basicamente em duas perspectivas pedagógica: a instrucionista, onde se percebe uma baixa interatividade entre os envolvidos no processo educacional. Tal perspectiva se fundamenta nas metodologias aprioristas e empirista. Por outro lado á a concepção sócio-interacionista, baseada na interação das diversas ferramentas e numa alta relação interativa entre os envolvidos no processo educativo.
 Ele ainda nos chama a atenção para o fato de que muitos cursos de EAD ainda se pautam em princípios instrucionistas, que voltados para o método apriorista que “acredita-se que a origem do conhecimento está no próprio sujeito definidas por estruturas pré-estabelecidas na bagagem hereditária de maneira inata ou submetidas à maturação acredita-se que a origem do conhecimento está no próprio sujeito definidas por estruturas pré-estabelecidas na bagagem hereditária de maneira inata ou submetidas à maturação”. A metodologia para essa perspectiva se baseia em oferecer atividades para o aluno desenvolver o seu conhecimento, sem interação. na abordagem empirista,cujas “bases de conhecimentos encontram-se nos objetos, sendo transmitido e adquirido pelos sentidos e assim, impresso na mente dos sujeitos considerados tábua rasa”.  
Para Souza Junior os cursos que se baseiam nessas abordagens metodológicas, levaram para a EAD o mesmo ensino tradicional imposto nos cursos presenciais, e que tal modelo “não é adequado para a formação de seres humanos críticos, reflexivos e autônomos, porque não proporciona a formação de Comunidade de Aprendizagem-CA”. E destaca a concepção sócio-interativa como a abordagem mais adequada para a EAD, pois ocorre interação entre o objeto e o sujeito, onde o conhecimento não está em nenhum, mas na interação entre eles. Daí a necessidade da utilização de variadas ferramentas que permitam a discutir e refletir aquilo que lhe for proposto. Tais ferramentas são usadas nos chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) cujas características são voltadas para a interação entre os sujeitos, educador como orientador do processo de aprendizagem, suportes tecnológicos que visem a interação e a necessidade de encontros presenciais como forma de estreitamento de interação entre alunos e educadores.

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